domingo, 29 de maio de 2011

Fichamento tarefa 3 da gincana

Aspectos genéticos e imunológicos da periodontite agressiva


MUÑOZ, M. A; BAGGIO, R; STEFFENS, J. P; SANTOS, F. A; PILATTI, G. L. Aspectos genéticos e imunológicos da periodontite agressiva. RSBO (Online), v.7, n.1, Joinville, mar., 2010.



             O objetivo deste artigo foi revisar a literatura para compreender os aspectos imunológicos e genéticos envolvidos na periodontite agressiva. elevadas proporções dos periodontopatógenos Aggregatibacter actinomycetemcomitans e Porphyromonas gingivalis e progressão da perda óssea e de inserção autolimitantes.

             A periodontite agressiva (PA) é uma doença de destruição rápida do periodonto de sustentação que acomete pacientes sistemicamente saudáveis e tende a ter agregação familiar. O paciente pode apresentar quantidades de cálculo e biofilme dental não compatíveis com a destruição tecidual.


            Fatores genéticos e ambientais estão associados à susceptibilidade do paciente à PA. Alguns  polimorfismos têm sido relacionados com a intensidade da reposta do hospedeiro ao biofilme dental.

           A agregação familiar é uma ocorrência comum na PA. A explicação para essa agregação seria a transmissão de polimorfismos genéticos que alteram a susceptibilidade do hospedeiro à doença, exacerbando a resposta inflamatória.

          Outra característica típica da PA é a apresentação anormal dos neutrófilos, a primeira linha de defesa do organismo contra agentes estranhos. Diante dos microrganismos do biofilme dental,  os neutrófilos liberam quimiocinas, citocinas e moléculas de adesão.

           As células T em sua fase efetora são responsáveis por danos teciduais na doença periodontal.

          As evidências indicam que polimorfismos dos genes IL-1 estão associados à PA, porém o genótipo muda de acordo com a raça.

          Demonstrou-se que a transmissibilidade da PA envolve alguns poucos loci, cada um com relativamente poucos efeitos,  Isso é importante para que, no futuro, haja testes de susceptibilidade genética ou predisposição ao desenvolvimento da doença, intensificando o controle em pacientes predispostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário