PERIODONTITE AGRESSIVA: UMA VISÃO HISTÓRICA E CRÍTICA SOBRE OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO
ROCHA, D. M; ABDALLAH, E. Y. A; CEZÁRIO, E. S; ABREU, F. A. M; COSTA, F. O. PERIODONTITE AGRESSIVA: UMA VISÃO HISTÓRICA E CRÍTICA SOBRE OS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO. Revista Periodontia, v.17, n.01, p.11-15, março, 2007.
A periodontite como uma forma de doença periodontal caracterizada por inflamação dos tecidos periodontais que leva á migração apical da inserção epitelial e perda dos tecidos periodontais moles e duros. A periodontite agressiva compreende um grupo de periodontites de progressão rápida, raras e frequentemente graves, muitas vezes caracterizada pela idade precoce de manifestação clínica e uma tendência distinta de casos a se desenvolver em uma mesma família associada à presença ou à ausência de fatores microbianos específicos ou fatores do hospedeiro e à resposta da doença e terapia.
As periodontites agressivas constituem um conjunto de doenças que abrange múltiplas subformas que revelam um fenótipo clínico comum. São consideradas raras já que acometem cerca de 1% da população.
Elas são divididas em periodontite agressiva localizada e periodontite agressiva generalizada e suas características clínicas comum, porém,não universalmente presentes são: os indivíduos são clinicamente saudáveis,exceto pela periodontite,ausência de condições sistêmicas, rápida perda de inserção e de destruição óssea, agregação familiar, as quantidades de depósitos microbianos são inconsistentes com a gravidade da destruição periodontal, proporções elevadas de Actinobacillus actinomycemtecomitans e em alguns casos de porphorymonas gingivalis além de anormalidades fagocitárias.
A periodontite agressiva localizada é de acometimento circumpuberal, atigindo os primeiros molares incisivos permanentes e não mais de dois dentes além destes. Padrões atípicos de áreas afetadas podem ocorrer. É frequentemente associada ao Actinobacillus actinomycemtecomitans e as anormalidades fagocitárias.
Já a periodontite agressiva generalizada normalmente manifesta-se em indivíduos abaixo dos 30 anos de idades, porém indivíduos acima desta faixa etária podem ser acometidos. Há perda de inserção interproximal afetando, pelo menos, três dentes permanentes além dos primeiros molares e incisivos. A doença é associada á presença de Actinobacillus actinomycemtecomitans e porphorymonas gingivalis e a anormalidades funcionais dos neutrófilos
A forma localizada afeta frequentemente os primeiros molares decíduos e os tecidos gengivais exibem inflamação discreta com acúmulo moderado de placa.
A forma generalizada apresenta inflamação gengival aguda, recessão gengival, rápida destruição de osso alveolar algumas vezes acompanhada de destruição radicular e perda dos dentes decíduos.
Sugere-se que as periodontites agressivas devam ser consideradas um grupo a ser posteriormente definido pelo uso de várias descrições da doença, centrado na infecção,imunidade do hospedeiro,presença de marcadores inflamatórios séricos, de doenças sistêmicas, parâmetros clínicos,fatores genéticos e comportamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário